Tuberculose exames complementares

Quadro 1 - Apresentação clínica e exames complementares no diagnóstico de tuberculose extrapulmonar Nota: em qualquer caso de Tuberculose deve ser realizado o rastreio de infeçao pelo VIH. Para o diagnóstico da TB são utilizados os exames bacteriológicos, como a baciloscopia, teste rápido molecular e cultura para micobactéria. Juntamente com as radiografias de tórax, sempre devem ser realizados exames laboratoriais (baciloscopias e/ou teste rápido molecular e cultura. Os exames complementares utilizados na investigação diagnóstica de tuberculose podem ser: bacteriológicos, moleculares, bioquímicos, imunológicos, histopatológicos e radiológicos. Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados os seguintes exames: baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria além da investigação complementar por exames de imagem.

As bactérias do Gênero Mycobacterium chegam à Unidade de Saúde pelo paciente bacilífero ou pelo material biológico deste. A biossegurança em tuberculose tem por objetivos minimizar os riscos de se contrair a doença no ambiente de trabalho, logo, biossegurança é contenção de riscos 1,8, e se conseguimos conter riscos, estamos praticando biossegurança. A eficácia de diferentes métodos complementares para o diagnóstico da tuberculose bovina em nosso meio, como os exames macroscópico de tecidos, histológico, bacteriológico e sorológico, em animais reagentes à tuberculinização e encaminhados ao abate sanitário.

Conclui-se que entre os exames complementares de diagnóstico avaliados nenhum foi capaz de detectar todos os animais que estavam positivos na tuberculinização, porém a associação de diferentes métodos pode garantir a. O diagnóstico é feito pela avaliação dos sintomas respiratórios em exame clínico em consultório seguido de exames complementares, como: radiografia do tórax, baciloscopia do escarro, prova tuberculínica.




*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem