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Só Você (Para Ouvir e Dançar)

Após achar que estava sendo enganado pela filosofia que tanto defendera, de uma hora para outra ele largou tudo e proibiu as vendas de outras unidades. Os dois LPs dessa fase são raros e, caso consiga encontrar, não é nada barato. De tão mística que é essa fase, no ano passado foi lançado o Racional 3, com faixas até então inéditas (não comentamos esse disco nesta seção, mas há detalhes aqui).

Dispare nos comentários! Coroné Antônio Bento (baião, 1970) João do Vale e Luiz Wanderley
A áspera música Carcará, do maranhense João do Vale, se transformou, em 1965, num grito de rebeldia e luta no histórico espetáculo Opinião, dirigido por Augusto Boal e produzido pelo Teatro de Arena e pelos integrantes do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes, com dramaturgia de Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes. Protagonizado por João do Vale, Zé Kéti e Nara Leão, o elenco ganhou a gana da estreante Maria Bethânia quando Nara decidiu deixar o espetáculo. Em 1970, João do Vale lançou outra pedrada, mas de intenção diferente. O baião Coroné Antônio Bento, feita com Luiz Wanderley, ganhou as vozes de Tim Maia e Cássia Eller. Foi nessas buscas interiores que, nos anos 1990, o músico decidiu cantar bossa nova gênero que, a partir de então, estaria incorporado em sua obra até o fim de sua carreira.

Nele, alguns dos maiores de seus clássicos: Eu Amo Você, Primavera (Vai Chuva) (as duas escritas pela dupla Cassiano e Silvio Rochael) e Azul da Cor do Mar, de autoria de Tim Maia. Esta emblemática canção foi escrita quando ele morava numa espécie de república. Enquanto os rapazes que dividiam quarto com ele farreavam com várias garotas, um Tim Maia desolado buscava inspiração em um calendário com tema de praia, já que nenhuma delas queria sair com ele (agradeça a elas; não sabem o favor que fizeram permitir que essa joia nascesse). Também tem a linda Cristina, um despertar para a paixão. Inclusive, o Síndico registrou um take mais acelerado e cru, com arranjos menos orquestrais (Cristina nº 2). Com este disco, o público aos poucos foi caindo no balanço de um músico que sabia dosar as medidas tanto quando falava de festança e alegria (Coroné Antônio Bento, parceria com Cassiano), como quando falava de melancolia (Você Fingiu). Na última canção, Tributo a Booker Pittman, Tim Maia insere um arranjo meio cool jazz (créditos a Cláudio Roditi) e canta em inglês um tributo ao grandioso clarinetista que tocou com Louis Armstrong, fez amizade com Pixinguinha e morou em Copacabana.

Realmente, os anos 1990 serviram para Tim Maia pagar suas dívidas pessoais no âmbito musical. Depois de revisitar à sua maneira bossa nova, samba e baião (os dois últimos em menor grau), neste álbum de 1997 o Síndico foi ainda mais nostálgico e resgatou um pouco do que ouviu quando foi morar nos Estados Unidos: músicas de raízes negras, que influenciaram sua carreira no Brasil. O clima é bem intimista mesmo. Talvez só vá despertar o interesse de verdadeiros fãs do músico, ou fãs de sua voz, que não costuma falhar quando entra em ação. Hey There Lonely Girl, de Leon Carr e Earl Schumann que fez sucesso na voz de Eddie Holman, serviu de inspiração para a desconsolada faixa-título do anterior Pro Meu Grande Amor. Aqui, ela é cantada na versão original, em inglês como todas as demais. Since I Dont Have You, que muitos devem conhecer na versão dos GunsN Roses, é uma canção de 1958 que ficou eternizada na versão dos The Skyliners (by the way, ficou bem melhor que a versão de Axl Rose por ser bem mais natural, sem aquele esforço vocal que beirava o estapafúrdio do vocalista do Guns).

A extravagante Vale Tudo (escrita especialmente para Sandra de Sá, que a gravou em 1983), por si só, faz o baile: Vale o que vier/Vale o que quiser/Só não vale dançar homem com homem/Nem, mulher com mulher (hoje em dia uma canção com uma composição dessas ia gerar um bafafá tão grande). As outras duas inéditas, Ive Never Felt Like That Before e Amizade Não Tem Preço, dão continuidade ao balanço. Apesar de não ter tanto material inédito, Dance Bem é o álbum que sintetiza o que de melhor aconteceu na fase oitentista do Síndico. Ideal para mostrar praquele incauto que acredita que os anos de glória de Tim Maia pararam nos anos 1970. Sozinho (balada, 1997) Peninha
Caetano Veloso escutou Sozinho pelo rádio, na voz de Sandra de Sá, e decidiu colocar a música em seu próximo show, especialmente depois de descobrir que o compositor era Peninha, de quem ele já havia gravado Sonhos, com enorme sucesso, em 1982. Por pouco Caetano não desistiu de gravar Sozinho depois de ouvir a versão de Tim Maia, que ele definiu como arrasadora.

MÓDULO 3 CÁLCULOS PARA SELECIONAMENTO DE EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS AUXILIARES EM UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO/AR CONDICIONADO E aí, o que achou deste Especial dedicado a Tim Maia? Concorda com as avaliações? Foi injusta? Faz jus à obra do Síndico. Não hesite em opinar. Dispare aí nos comentários! Sebastião Rodrigues Maia, conhecido em todo o Brasil como Tim Maia, nasceu no dia 28 de setembro de 1942, e morreu no dia 15 de março de 1998, aos 55 anos, após sofrer um mal-estar durante uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, fruto de décadas de maus-hábitos alimentares e do uso de drogas que o levaram a óbito após uma infecção generalizada, quando estava pesando 140 quilos, fato que também influenciou em sua morte. Carioca, Tim Maia entregava as marmitas que sua mãe preparava para as famílias de Roberto e Erasmo Carlos no bairro da Tijuca, o que o levou a conhecê-los ainda na infância, assim como Jorge Ben Jor, de quem permaneceria próximo. Em 1990, Tim Maia estava em um bom momento musical por conta dos elogios do trabalho anterior. A grande intenção do álbum é fazer você mexer os pés.

Sim, ele também foi um dos muitos influenciados pela música de João Gilberto influência mais perceptível nos grupos e trabalhos antes do primeiro disco. Ele teve que treinar para mudar a tonalidade dos vocais e não passar do ponto em canções como Wave (Tom Jobim), Folha de Papel (Sergio Ricardo), A Rã (Caetano Veloso, João Donato). Girl From Ipanema, que já ultrapassou o desgaste de tanto que foi interpretada, ficou bonita na voz de Tim, que a cantou com um sotaque perfeito (como ele costumava fazer nas músicas em inglês). Para que a climatização beirasse a perfeição, Almir Chediak assinou a direção musical e chamou craques musicais para acompanhar o Síndico: Antonio Adolfo (piano), Luizão Maia (baixo), Chiquito Braga (violão) e Wilson das Neves (bateria). Destaque para a lindíssima versão de Meditação, composição de Tom Jobim e Newton Mendonça que ficou eternizada no segundo álbum de João Gilberto (O Amor, o Sorriso e a Flor). Quem disse que Tim Maia não sabia forjar sutileza? Incrível é saber que, mesmo depois de se acabar com drogas e bebidas, ele ainda permanecia com a voz praticamente intacta. Que análise espetacular!!
Estou lendo em 2021, ouvindo a discografia e acompanhando os textos na proporção que avanço no tempo.



Uma reavaliação de cada um dos 28 discos de estúdio de um dos maiores nomes da música brasileira

Tim Maia (1970) geralmente é citado como a obra-prima do mestre, mas outros registros também merecem destaque. II- preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; OS CURSOS OFERECIDOS POR NOSSA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SÃO CURSOS BÁSICOS E INTRODUTÓRIOS, QUE TÊM POR OBJETIVO ENSINAR AO ALUNO SOMENTE O CONTEÚDO TEÓRICO SOBRE O ASSUNTO, ATRAVÉS DE APOSTILAS.
SENDO ASSIM, NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS E NÃO GARANTIMOS O DESEMPENHO DO ALUNO NA PRÁTICA, POIS A EXECUÇÃO DA PARTE PRÁTICA SOBRE TUDO O QUE O ALUNO APRENDEU ESTUDANDO A TEORIA DURANTE O CURSO, DEPENDERÁ DA HABILIDADE, COMPETÊNCIA E APTIDÃO DE CADA ALUNO. En el curso de aptitud verbal o razonamiento verbal, te compartimos 28 fichas educativas gratuitas de estas maravillosa asignatura, aquí te dejamos los temas que te ofrecemos: 2Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei.

De fato, este álbum mostra a tentativa do cantor de explorar outros terrenos dentro da soul music: O Que Você Quer Apostar une seu universo à explosão da Jovem Guarda; Já Era Tempo de Você é um jazz na medida; e These Are the Songs (famosa em dueto com Elis Regina) mostra a capacidade de Tim Maia de ser um crooner crooner do balanço, bom dizer, algo que a percussão de Chacal não nega. Com exceção de Canário do Reino, Já Era Tempo de Você e O Que Me Importa, todas as canções foram escritas por Tim Maia. A intenção deste post especial é analisar a obra do Síndico, apontar os hits, se emocionar com algumas lindezas, sentar o pau nas decepções e redescobrir muitos (e são muitos mesmo) clássicos perdidos. Fizemos uma reavaliação de cada um dos 28 discos, para que você tenha uma noção básica da representatividade de cada obra. As estrelinhas estão aí para serem discutidas, discordadas, criticadas, elogiadas.

Segundo o músico Paulinho Guitarra, as bases já estavam prontas desde 1974, só as letras que mudaram por conta dessa nova fase do Síndico. Tudo bem que é uma chatice essa pregação messiânica de uma filosofia duvidosa de resguardo e caretice. Mas nada paga aquela jam de rhtytmn blues de Rational Culture: ali tem Herbie Hancock, Stevie Wonder, Curtis Mayfield, um pouco de Parliament E ele diz que sua cultura vai governar o mundo: read the book/The only book/The book of God. Se essa doutrina é verdadeira ou não, preferimos não questionar. Mas o fato é que Tim Maia navegou em suas profundezas e se redescobriu, buscou o eu interior e nos entregou isso de forma instigante. MÓDULO 5 BALANCEAMENTO E REGULAGEM DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL TÍPICA PARA MAXIMIZAÇÃO DE DESEMPENHO A Festa de Santo Reis (MPB, 1971) Márcio Leonardo
Tradicionalmente, é no dia 6 de janeiro que se desmontam os principais artigos da decoração natalina, como a árvore e o presépio.

4A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Mais um disco do Síndico desprovido de hits. Se no trabalho anterior havia uma tentativa de abraçar novamente seu antigo público, com este disco vemos que ele já está cansado de tais esforços. Venha Dormir em Casa tem um tempero timmaiano no quesito estética, instrumentação e sentimentalismo. Mas os ouvidos espertos vão notar que falta alguma coisa. Talvez um urro a mais. Uma entrega maior. Não dá pra dizer bem, mas não se pode negar que a música é boa. O bom deste álbum é que não fica aquele ar de não consigo fazer nada decolar, vou entregar qualquer coisa. Longe disso. Pense Menos, que abre o disco, é positivista e carrega aquele clima disco-soul que o músico já havia abraçado há um bom tempo e seria levado ao extremo no álbum que sucede esta obra.

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De volta à Polydor, algumas canções de pista novamente dão os ares, como é o caso da ótima Não Vá e o baile envolvente de Você e Eu, Eu e Você (Juntinhos). Mas, não dava pra forçar: Tim não estava mais naquela empolgação de dois anos atrás. Por mais que gostasse da agitação funky, também imperava a vontade de mostrar quem era o verdadeiro cara por trás daquele figurão bizarro que faltava a shows e gostava de um whisky. Isso ele consegue fazer com êxito em Tudo Vai Mudar, inserindo o ritmo contagiante do bongô numa orquestração R&B. O velho parceiro Cassiano volta a contribuir com Tim em Não Fique Triste. Tim Maia, que costuma dar a versão definitiva das canções em que põe a voz, também rouba a cena em Nosso Adeus, composição de Beto Cajueiro e Paulo Zdanowski. E, pela primeira vez, declara seu amor ao samba em Meu Samba: Meu samba/Tem seu lugar/De real valor/De valente condutor/Balanço bom.

Manoel Jacintho, o racional superior que escreveu o livro, supervisionou as composições, deixando-as ainda mais panfletárias. No entanto, essa é uma de suas fases mais celebradas, por pelo menos dois motivos óbvios: 1º) a banda estava afiadíssima que sonoridade boa!; e 2º) Por ter sido distribuído de forma independente pela gravadora de sua propriedade, a Seroma, poucas unidades foram comercializadas. (Também há quem ache essa fase de certa forma espirituosa, mas esse atributo é mais pessoal, vai de quem escuta afinal, não se pode negar o lado excessivamente panfletário desse período. ) JOÃO ROBERTO GONÇALVES: Engenheiro Mecânico com especialização em Refrigeração, Ar Condicionado e Ventilação turma de 1976 pela FACULDADE DE ENGENHARIA INDUSTRIAL FEI Fluência em INGLES E ESPANHOL. Então toma essa: além de evocar os excessos com seus funks adoidados, elevar a alma com suas canções românticas de tocar o coração e xingar a rodo roadies e músicos durante as apresentações, a voz de Tim Maia também era excelente na interpretação de clássicos da bossa nova. Apesar de representar o oposto do que o músico fez até então o soul-funk de Tim era para as massas; bossa nova era a máxima da sofisticação o disco foi uma espécie de realização para o Síndico.

No tracklist, várias já conhecidas de trabalhos anteriores: Rodésia, que ganhou uma tonalidade pop com uma produção mais limpa e menos orquestrada (no lugar dos metais, solos de guitarra provavelmente uma sacada da gravadora para pegar carona no boom do rock nacional); Acenda o Farol em ritmo um pouquinho mais desacelerado (mas ainda contagiante); O Descobridor dos Sete Mares, que entrega uma rouquidão maior do Síndico; Paixão Antiga, que não entende-se bem o motivo de entrar novamente, uma vez que já causou no álbum anterior; e Mãe Natureza, que nada mais é que uma versão repaginada do clássico Casinha de Sapê. Mas, calma, não estamos tratando de uma coletânea. É necessário dizer que boa parte dessas repetições vêm de músicas catalogadas em outras gravadoras motivos de inúmeros processos que geraram grandes prejuízos ao cantor que, pra piorar a situação, costumava dar o cano nas audiências dos tribunais. De inédita, temos a faixa-título, que retoma sua faceta funky com a adição de baterias eletrônicas.

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    Muito bom! É claro que tem uma coisa boa aqui e acolá, mas como apreciador de música eu gosto mesmo é de consumir o filé dos caras.
    Acho Do Leme ao Pontal, que vc citou, infinitamente inferior aos cinco, seis primeiros discos sem contar os Racionais.
    Não sou um cara completista.
    Idiossincrasias.
    Enfim, idade, acredito que seja idade. hehehhehe Baita post, Tiagão.
    Mas Tim Maia 76 só com 3 estrelas?!?!
    Pô, são cinco!
    Sentimental é das melhores baladas dele. Só peca porque é muito curta, merecia ser alongada.
    Nesse quesito, deveria ser mais longa, me lembra Little Wing de Hendrix.
    No terceiro disco, Tim Maia deu mais espaço para o seu sentimentalismo, explorando arranjos que levam os ouvintes a dançar coladinho com seu par caso da sequência O Que Me Importa e Lamento, uma balada com violão e órgãos em baixo volume. Quando entra a bateria, é o momento perfeito para você deixar suas lágrimas extravasarem. Sofre resgata aquele típico som da Stax lembra demais os primeiros anos do Booker T. & the MGs. O ápice de seu sentimentalismo é estourado em Pelo Amor de Deus, momento em que o síndico clama por um tempo, um sossego.

    A data simboliza o dia em que os Três Reis Magos teriam visitado o menino Cristo e oferecido a ele ouro, incenso e mirra. No Brasil, essas ofertas ganharam os tons de fitas coloridas, tambores e muita musicalidade, e se tornou a Folia de Reis, cantada por vários compositores. Composta por Márcio Leonardo quando ele tinha apenas 15 anos de idade, A Festa de Santo Reis tornou-se uma das maiores referências à celebração na música brasileira, ganhando regravações de Marisa Monte, Lobão, Margareth Menezes, Criolo e Ivete Sangalo. Todo esse sucesso só foi possível, no entanto, graças à gravação original, feita por Tim Maia em seu segundo álbum de carreira. Este é o último álbum da fase disco que começou com o antológico Tim Maia Disco Club e também o último com a Banda Black Rio. Apesar de muitos gostarem dessa faceta do Síndico, ele causava uma briga danada em cada gravadora que pisava o pé, já que elas exigiam sucessos.

    Por sorte do público, Caetano gravou a música em 1999, no álbum Prenda Minha, e ela entrou para a novela Suave Veneno. Antes, já havia rendido a Peninha o Prêmio Sharp de melhor canção do ano de 1997. Pede a Ela (balada, 1985) Carlos Colla e Ed Wilson
    Carlos Colla ficou conhecido como um dos compositores preferidos do Rei Roberto Carlos, além de compor versões para músicas estrangeiras que alcançaram enorme sucesso. Compositores relacionados com a Jovem Guarda, Carlos Colla e Ed Wilson, um dos fundadores do grupo Renato e Seus Blue Caps, se uniram para compor um grande sucesso de Tim Maia: Pede a Ela, lançada em 1985. No mesmo ano, Tim interpretou a música em um dueto raro com Roberto Carlos, com quem tinha uma relação turbulenta, de amor e ódio, durante o famoso especial de fim de ano do Rei exibido pela Rede Globo. O Portal da Refrigeração oferece cursos gratuitos on-line de refrigeração, ar-condicionado e áreas afins para esses profissionais e para todos os demais interessados.

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    Algumas versões podem enganar ouvidos desatentos: What a Wonderful World não é menção ao clássico de Louis Armstrong, mas sim ao hit de Bradford Lewis na voz de Ben E. King; e Diamonds and Pearls não é regravação da música de Prince que dá título ao disco de 1991 é aquela versão que foi composta no início da década de 1960 para o grupo de doo-wop The Paradons. Ao contrário da maioria dos intérpretes, Tim Maia não tenta se destacar ao cravar suas versões de clássicos da música popular. What a Wonderful World é apenas um exercício, uma prova de amor do Síndico às origens da soul music. Ainda assim, uma dedicatória que vale muito a pena ouvir. Junto com o bombardeio comercial, Tim Maia celebrava os excessos bebendo whisky, fumando bauretes, cheirando pó, tomando mescalina. E, de um dia para outro, ele entra na mística fase Racional, renegando os clássicos anteriores e se apresentando de branco para divulgar o livro Universo em Desencanto.

    Destaque para Não Esquente a Cabeça, mais uma de suas composições simplesmente geniosas: Não se aborreça/Não esquente a cabeça/o negócio é saber filosofar/Vamos não se iluda/Vê se ajuda quem te ajuda/()Não está errado/Se solteiro ou se casado/O negócio é viver em paz. Neste álbum, Tim manda um rockn roll com vigor em Ride Twist and Roll, de fazer pular nas pistas. Para continuar lá, Feito Para Dançar: uma funk-session com muitos wha-whas e efeitos nos teclados, pra ninguém botar defeito. Mesmo quando não emplaca hits, Tim Maia mostra que tem uma habilidade nata de nos fazer mexer o esqueleto. Polêmicas. Levando o hedonismo às últimas consequências, Tim Maia tornou-se uma figura lendária da música brasileira, a quem foram atribuídas frases repetidas até hoje. Um exemplo, ele se dizia adepto de um tipo de triátlon nada esportivo: bebia, cheirava e fumava. O comportamento excessivo era apontado como um dos motivos para que o Síndico simplesmente não conseguisse aparecer em muitas das entrevistas e até dos shows que agendava. Ao longo da carreira, as inúmeras polêmicas o levaram, inclusive, para a delegacia, acusado por porte de drogas e por agressões contra mulheres.

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    Reza a lenda que, numa das detenções, Tim cantou para os presos e acabou sendo liberado. Tim Maia sempre foi adepto a uma vida de excessos: doses exageradas de whisky, cocaína, maconha, mescalina Por isso, seus músicos estranharam quando ele, de um dia pro outro, resolveu pregar a filosofia de um livro gigantesco chamado Universo em Desencanto, de Manoel Jacintho. Todos achavam que era mais uma de suas muitas doideiras. A coisa ficou séria quando perceberam que sua voz estava tinindo de potente (ele havia parado com a chapação), cantando sobre imunização racional e leia o livro. Estava tão sério, que ele exigiu que todos usassem roupas brancas tanto nas gravações, quanto nas apresentações na TV, recusando-se a tocar os hits do passado (mais informações sobre o disco aqui). Outro fator que contribui para o misticismo do primeiro álbum de sua fase Racional: a banda está hiper-afiada. Toque de gênio aqueles slaps de baixo no refrão final de Bom Senso.

    5So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. Não Quero Dinheiro [Só Quero Amar] (música soul, 1971) Tim Maia
    Seguindo a mesma linha e ideologia de Martinho da Vila, o eterno síndico da música brasileira, Tim Maia, despreza em seu poderoso soul Não Quero Dinheiro [Só Quero Amar] o valor do primeiro em relação ao segundo. Nessa ode ao amor e ao desapego, Tim demonstra, mais uma vez, o poder de sua voz e dá mostras do porquê de a sua figura ser, até hoje, uma das mais reverenciadas na música brasileira. Por que sempre colocou a paixão em primeiro lugar, nunca a mesquinharia. A música foi regravada, em ritmo de axé, por Ivete Sangalo e uma pegada mais roqueira por Roberto Frejat. O refrão alegre e descontraído segue como um dos preferidos para embalar festas e comemorações de todo tipo. Serão 05 módulos, totalizando 96 horas nos quais abordaremos desde os fundamentos da refrigeração, passando por sistemas básicos e sistemas mais complexos, bem como cálculos para selecionamento de equipamentos/acessórios. O primeiro disco do Síndico é uma coleção de hits.

    Uma das exigências mais conhecidas de um certo Síndico aí pode ser aplicada aqui: como um site de música com groove no nome não fez uma homenagem aos 70 anos de Tim Maia (completados dia 28 de setembro)?

Source: https://abrava.com.br

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