SciELO - Brazil - Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental. Ensaio pós casamento em Ouro Branco | Maira e Antônio

Ensaio Pós Casamento | Fabiana e Leonardo | VOAL FOTOGRAFIA

Os cursos à distância em teologia são uma benção. Pela internet você verá inúmeros testemunhos de pessoas que fizeram e estão satisfeitos com o material de qualidade. Por mais que pareça difícil estudar online por meio de um dispositivo móvel ou computador, é questão de adaptação.

Na sala de aula investigada, observamos o trabalho da professora referência, Karina, ao longo das 14 horas semanais que permaneceu com a turma. Seu trabalho relacionava-se com as áreas de Português (Alfabetização e Letramento) e Tópicos Integrados (denominação dada pela escola ao trabalho com as áreas de História, Geografia, Filosofia e Ciências da Natureza). Durante os outros horários, que não foram observados por nós, as crianças desenvolveram atividades diversas com outros professores, bolsistas e monitores. A turma era composta por 25 crianças (13 meninos e 12 meninas) que frequentaram diferentes escolas de Educação Infantil em 2011. Uma pesquisa4 4 Pesquisa denominada Incluindo diferentes alunos na sala de aula de alfabetização de crianças e adultos: semelhanças e diferenças (Gomes et al. , No prelo). que, tal como a nossa, acompanhou uma turma desde o início do Ensino Fundamental, foi coordenada por Gomes (no prelo). Nesta pesquisa, Gomes e colaboradoras analisaram práticas educativas inclusivas e que sustentaram a construção de um grupo coeso que incluiu a professora e as crianças.

Pré-wedding um Ensaio Fotográfico Externo antes do Casamento RJ

Educar em Revista, Curitiba, v. 45, n. 1, p. 2-12, jul. /set. 2012. ; Cavaliére, 2009CAVALIÉRE, Ana Maria. Escolas de Tempo Integral versus Alunos em Tempo Integral. In: MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 51-65, abr. 2009. ; Carvalho, 2013CARVALHO, Levindo Diniz. Educação (em Tempo) Integral e Infância: ser criança e ser aluno em um território de vulnerabilidade. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. ). Outro desafio relaciona-se à construção de uma prática educativa coerente e compartilhada entre os educadores, incluindo os professores, monitores e bolsistas presentes no cotidiano escolar, como será analisado na próxima seção. Para nossa surpresa, Breno relata que já conhecia Vinícius antes do primeiro dia de aula, ou melhor dizendo, um dia antes das aulas começarem. Seis meses depois, Breno rememora esse evento ao descrever a sua entrada em uma nova escola. Tal fato permite-nos afirmar que a reunião de pais revelou-se importante também para as crianças, ajudando-as a estabelecer suas primeiras relações de amizade. Salientamos que vários foram os momentos em que as duas crianças foram observadas conversando e brincando juntas no início do ano.

Journal of Educational Psychology, v. 74, n. 4, p. 485-498, 1982. ) salientam a importância dos primeiros dias de uma turma. Esses autores argumentam que um manejo da turma efetivo deva ser estabelecido pelo professor nesses primeiros contatos. Contudo, entendemos que não se trata apenas de um manejo da turma, mas, principalmente, da construção de formas de participação que entrelacem as culturas de pares, a cultura daquela sala de aula em particular e a cultura escolar. Karina, usando um tom de voz baixo, ao retomar o combinado com a ajuda da Tina e da turma como um todo, garante a inclusão da Nara na construção compartilhada de uma rotina daquela turma. No contexto dessas interações, as crianças produzem e se apropriam das rotinas culturais que são fundamentais, uma vez que "[. . . ] elas fornecem a todos os atores sociais a segurança e o entendimento partilhado de pertencimento a um grupo social" (Corsaro, 2005CORSARO, William. The Sociology of Childhood.

Nesse sentido, as autoras enfatizam a importância de uma compreensão do processo de tornar-se membro de uma comunidade específica em um estudo etnográfico. Baseando-se em Spradley (1980SPRADLEY, James. Participant Observation. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1980. ), Green e colaboradoras defendem que "[. . . ] o etnógrafo avalia o que os membros precisam saber, produzir, entender e prever, a fim de participar como um membro desse grupo" (Green; Dixon; Zaharlick, 2005GREEN, Judith; DIXON, Carol; ZAHARLICK, Amy. A Etnografia como uma Lógica de Investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 42, n. 1, p. 13-29, dez. 2005. , p. 28). Foi com esse foco que nos aproximamos do nosso objeto de estudo. O projeto de pesquisa no qual o presente estudo insere-se tem início em uma turma que entrava no 1º ano do ensino fundamental em 2012 aos seis anos de idade e é acompanhada até o final de 2014. Em 2012, observamos 113 dias letivos, com um total aproximado de 300 horas de videogravação.

Por outro lado, a cultura que caracteriza as instituições escolares se projeta para fora delas, dialogando com outras instituições sociais como a família (Thin, 2006THIN, Daniel. Para uma Análise das Relações entre Famílias Populares e Escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 211-225, maio/ago. 2006. ; Vincent; Lahire; Thin, 2001VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a História e a Teoria da Forma Escolar. Educação em Revista , Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001. ). [. . . ] um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos; normas e práticas coordenadas a finalidades que podem variar segundo as épocas [. . . ]. Mas, para além dos limites da escola, pode-se buscar identificar, em um sentido mais amplo, modos de pensar e de agir largamente difundidos no interior de nossas sociedades, modos que não concebem a aquisição de conhecimentos e habilidades senão por intermédio de processos formais de escolarização.

Foi identificada a predominância de uma pedagogia transmissiva no trabalho com as crianças, com longos tempos de espera e atividades que não estimulavam a capacidade reflexiva das crianças. Além disso, evidenciou-se a ausência de brinquedos e brincadeiras no cotidiano do Ensino Fundamental. Houve, assim, um grande desencontro entre as expectativas das crianças e suas famílias e aquilo que foi proposto pelas escolas. Nas pesquisas citadas, as dificuldades encontradas no processo de ensino e de aprendizagem das crianças foram produzidas no interior da instituição escolar a partir das interações entre as professoras e as crianças. Os dados dessas pesquisas revelam um grande distanciamento entre as práticas educativas do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, etapa educacional que não pode ser ignorada no processo de escolarização da infância contemporânea. A fotografia de arquitetura exige muita técnica e demanda mais tempo, se comparado aos outros tipos de trabalhos.

A continuidade do processo de escolarização implica que as identidades dos alunos e da professora estão em constante transformação, exigindo um planejamento contínuo que propicie a colaboração e a corresponsabilidade de todos os membros da turma. Houve, em função desta estreita relação, o reconhecimento das crianças e das suas especificidades em direção à construção social de alunos competentes - ao final de 2012, 88 das crianças estavam alfabetizadas. Ao final do 1º Ciclo, em dezembro de 2014, todas as crianças estavam alfabetizadas. Em geral, quando olhamos o sucesso escolar, focalizamos os resultados finais e, poucas vezes, incluímos o processo construído. Em nosso artigo, focalizamos o momento inicial e as possibilidades colocadas para o grupo e, a partir das oportunidades oferecidas, a construção de leitores competentes. A principal aplicação da fotografia profissional de esportes é para fins editoriais; fotógrafos esportivos dedicados geralmente trabalham para jornais, agências de notícias importantes ou revistas esportivas. Através da fotojornalismo, a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações.

Portanto, é na confluência/contradição entre os diferentes enquadramentos (entre os adultos, entre esses e as crianças, entre as crianças) que a cultura de pares e a cultura da sala de aula são construídas e apropriadas.

Ensaio Pós Casamento | Fabiana e Leonardo | VOAL FOTOGRAFIA

Na roda de conversa, já no segundo dia de aula, Karina explicou que havia duas estrelas de borracha. Quando as crianças quisessem ir ao banheiro, deveriam pegar uma estrela e coloca-la em cima da própria carteira. Dessa forma, toda a turma, e não apenas a professora, saberia que o banheiro estava ocupado. Karina, com a ajuda das crianças, simulou a ida ao banheiro com a mediação das estrelas. Ao longo dessa primeira semana de aula, Karina retoma esse combinado com a turma, sempre chamando alguma criança para explicar para todos como seria o uso das estrelas, repetindo o procedimento que havia feito com Tina. Podemos ver através do trabalho destes mega profissionais, que o estilo fotográfico é algo muito importante e distinto. Cada profissional acima citado criou sua marca inconfundível, através do estilo fotográfico escolhido. Usei estes 3 fotógrafos como exemplos para facilitar a sua compreensão sobre o tema deste post. Além de você poder se inspirar também, é claro! Annie Leibovitz desenvolveu seu estilo de marca registrada, envolvendo o uso de cores primárias ousadas e poses inesperadas, enquanto trabalhava na revista Rolling Stone. Em suma sua moda altamente estilizada e retratos de celebridades trazem sua assinatura em cada detalhe.

Nesse sentido, destacamos que as crianças entram em um espaço complexo e em um momento de grandes transformações institucionais e políticas, bem como transformações individuais. Assim, entendemos que nossa investigação aponta princípios possíveis, e não uma receita, para a inserção das crianças no Ensino Fundamental de forma a considerá-las como sujeitos históricos, sociais, culturais e de direitos5 5 Os autores agradecem ao apoio financeiro concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) por meio do Projeto APQ02093-13. . Na perspectiva das crianças, dois elementos se destacam em relação aos gritos no ambiente escolar. O primeiro deles é relativo ao desconforto físico que o tom de voz alto provoca e que faz a escola explodir. Sem dúvida, esse desconforto torna-se particularmente visível se considerarmos que, ao longo de 2012, algumas professoras da escola, além de gritarem com as suas turmas, começaram a usar apitos (instrumento que produz som agudo usado por guardas e na maioria dos esportes para direcionar as atividades e aplicar penalidades) com o objetivo de repreender as crianças. Presenciamos as crianças tampando os ouvidos e se encolhendo ao escutarem o som desses apitos.

Essas informações são importantes para você não se decepcionar, e se saber que está se inscrevendo num curso que não fornece certificado grátis, assim, você evitará ainda, algum desconforto com a escola, ou até mesmo buscar o site reclame aqui para exigir algum direito não observado na matrícula. Veja abaixo algumas informações importantes para analisar antes de se inscrever. Na prática, a fotografia lifestyle é como se fosse um documentário fotográfico. Ou seja, uma dose da vida como ela é em forma de ensaio fotográfico, e o resultado é simplesmente fantástico! Não é à toa que muitos profissionais estão trabalhando bastante depois que incluíram o lifestyle no seu portfólio. Principalmente em fotografias de famílias. Assim, a cultura escolar é entendida a partir das interações que se estabelecem no interior da escola: entre os alunos, entre os professores e entre os alunos e os professores. Partimos da ideia de que as formas de participação e o processo de tornar-se membro de um determinado grupo, bem como as culturas de pares destes grupos, relacionam-se com a cultura escolar e com o sistema educacional, que igualmente se faz presente de forma contundente no interior das escolas, contribuindo para que algumas interações ocorram ou não.

Um bom fotógrafo de ação precisa ter a capacidade de antecipar o movimento que pretende captar. Visto que o personagem estará se movimentando no momento do disparo da máquina fotográfica. Um exemplo disso é a fotografia esportiva. Ela abrange todos os tipos de esportes e requer a presença de um profissional ágil e que entenda muito bem sobre a modalidade esportiva que pretende registrar. Com os Diplomas emitidos pelo Seminário Gospel você será valorizado, já que são documentos reconhecidos, registrados e com credibilidade, impresso em papel especial com selos de autenticidade números de registro junto à Escola evitando assim falsificações e adulterações e possibilitando o rastreamento, certificado autêntico e genuíno. Muito usado na fotografia de casamento, o estilo tradicional são as famosas fotos posadas. Onde o fotógrafo instrui o casal e dá várias dicas, dando às fotos uma sensação de naturais! A rotina cultural de uma criança ajudando a outra possibilita a construção da autonomia das crianças e do grupo. É o que fica evidenciado no momento em que Karina passa o controle da ida ao banheiro para a turma, a partir da mediação de um objeto.

Essas informações são transmitidas pelo simples enquadramento escolhido pelo fotógrafo diante do fato. Nas comunicações impressas, como jornais e revistas, bem como pelos portais na internet, o endosso da informação através da fotografia é preciso. Como diz o termo, o estilo tradicional na fotografia de casamento é o mais antigo. E talvez ainda seja o mais comum praticado hoje, especialmente se olharmos o mercado mundial. Julia se volta para as práticas cotidianas e suas várias possibilidades, tanto na perspectiva da escola quanto na dos sujeitos. Portanto, ao mesmo tempo em que as práticas culturais são produzidas pelos sujeitos, elas os produzem, articulando lugares não próprios em um jogo de resistências, táticas e estratégias (Certeau, 1998CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998. ). Os sujeitos ativamente negociam formas de pertencimento na cultura, (re)construindo suas identidades sociais nesse processo.

2010. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. ; Neves; Gouvêa; Castanheira, 2011NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOUVÊA, Maria Cristina Soares; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. A Passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: tensões contemporâneas. Educação e Pesquisa , São Paulo, v. 37, n. 1, p. 121-140, 2011. ; Nogueira, 2011NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. A Passagem da Educação Infantil para o 1º Ano no Contexto do Ensino Fundamental de Nove Anos: um estudo sobre alfabetização, letramento e cultura. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. ; entre outros). Tais pesquisas salientaram, de uma maneira geral, práticas relativas a um maior controle corporal das crianças, bem como atividades repetitivas, fragmentadas e individualizadas que assumiram a centralidade no cotidiano das salas de aulas pesquisadas.

Essas interações têm sido alvo de estudos do campo da nova Sociologia da Infância. A fotografia publicitária pode ser pensada como simplesmente fazendo imagens destinadas a vender um produto ou serviço. Tradicionalmente, isso significava que uma empresa contratava uma agência de publicidade para criar anúncios para vender seus produtos e serviços, dessa forma a agência de publicidade contratou um fotógrafo para fazer as imagens ou buscou estoque ou outras fontes de imagem para atender suas necessidades de imagem. O Seminário Gospel zela pela sã doutrina por isso reconhecemos e credenciamos os alunos formados pelo Seminário Gospel que tem reconhecimento em mais de 100 países, diferentes de outras Faculdades que não tem nem registro, são picaretas! Finalmente, salientamos que as formas de participação são localmente definidas no contexto da sala de aula, mas também são influenciadas por outros contextos, como, por exemplo, a estrutura da escola e as decisões das diversas instâncias de gestão, bem como pelos diversos atores que educam e cuidam daquelas crianças.

Desenvolvemos este projeto a partir de uma abordagem etnográfica em educação (Bloome, 2012BLOOME, David. Classroom Ethnography. In: GRENFELL, Michael; BLOOME, David; HARDY, Cheryl; PAHL, Kate; ROWSELL, Jennifer; STREET, Brian (Org. ). Language, Ethnography and Education: bridging new literacy studies and Bourdieu. Nova York: Routledge, 2012. P. 7-26. ; Bloome et al. , 2005BLOOME, David; CARTER, Stephanie Power; CHRISTIAN, Beth Mort; OTTO, Sheila; SHUART-FARIS, Nora. Discourse Analysis and the Study of Classroom Language and Literacy Events: a microethnographic perspective. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2005. ; Green; Dixon; Zaharlick, 2005GREEN, Judith; DIXON, Carol; ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma logica de investigacao. Educacao em Revista, Belo Horizonte, v. 42, p. 13-79, 2005. ). Green e colaboradoras (2005) defendem a etnografia não como técnica, mas como uma lógica de investigação do estudo, buscando um entendimento da comunidade a partir do ponto de vista de seus membros e uma descrição das interpretações que eles dão aos acontecimentos que os cercam.

Ao longo de 2012, essa amizade não se consolidou. Observamos que Vinícius se interessou mais pelo futebol, enquanto Breno voltou-se para brincadeiras com beyblades3 3 Brinquedo similar a um peão baseado em um desenho animado popular entre as crianças da turma. . Contudo, o fato desse encontro ser mencionado naquele momento revela a sua importância para as crianças. Breno reconhece o outro colega como um par e posiciona a si mesmo e ao outro como membros do mesmo grupo/comunidade. Tal reconhecimento é significativo e reflete a visão da criança de que a sua entrada em um novo espaço escolar não envolveu apenas a apropriação de aspectos de uma cultura adulta da instituição, mas também vivências que oportunizaram/subsidiaram a construção de uma cultura de pares. Para além da estrutura formal de organização da prática pedagógica, houve uma estreita relação entre a cultura de pares, a cultura da sala de aula e o cotidiano fora da escola das crianças. Ao longo das nossas análises evidenciamos que tais relações não significaram, em absoluto, a ausência de conflitos no interior da sala de aula.

Logo conhecer os aspectos das diversas lentes disponíveis, domínio da iluminação natural, artificial e flash, é apenas o básico para quem quer iniciar neste ramo da fotografia. Na maioria dos casos, a fotografia profissional de esportes é um ramo do fotojornalismo, enquanto a fotografia de esportes amadores, como fotos de crianças jogando futebol de associação, é um ramo da fotografia vernacular. Alguns fotógrafos encontram um estilo único que funciona para eles, que eles seguem e aprimoram, enquanto outros podem desenvolver dois ou mais estilos dominantes. A análise do Quadro 1 e do Gráfico 1 permite destacar alguns aspectos característicos da forma de organização estabelecida no contexto da turma investigada. Explicitaremos alguns desses aspectos em seguida. Nossa intenção é destacar elementos importantes tanto no primeiro dia de aula quanto ao longo do tempo em que acompanhamos a turma. Estabelecemos o primeiro dia de aula como representativo da forma como a turma foi introduzida a maneiras de organizar-se que foram sendo estabelecidas ao longo dos três anos que estiveram juntos. Evertson e Emmer (1982EVERTSON, Carolyn; EMMER, Edmund. Effective Management at the Beginning of the School Year in Junior High Classes.



Entre os aspectos considerados fundamentais pelas pesquisadoras estão a rotina escrita diariamente no quadro (Gomes, 2008GOMES, Maria de Fátima Cardoso; DIAS, Maíra Tomayno; SILVA, Luciana Prazeres. O Registro da Rotina do Dia e a Construção de Oportunidades de Aprendizagem da Escrita. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Marcia Fontes (Org. ). Alfabetização e Letramento na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. P. 59-74. ) e a forma negociada de a professora interagir com a turma. A partir de uma pesquisa de abordagem etnográfica em educação, baseada em observação participante, videogravações e entrevistas, acompanhamos o início do processo de inserção de uma turma de crianças de seis anos no Ensino Fundamental. Em nosso estudo, procuramos caracterizar aspectos do início desse processo considerando a cultura escolar como algo em constante movimento, povoada por embates e contradições, e em íntima relação com a construção da cultura de pares. Destacamos alguns aspectos essenciais que caracterizaram a inserção dessas crianças no Ensino Fundamental: a rotina diariamente escrita no quadro, a preocupação com o bem-estar físico das crianças, o cuidado com os artefatos escolares, o tom de voz baixo da professora, a roda de conversa e a prática de uma criança ajudar a outra.

Um exemplo real: uma marca tradicional de Chocolates Finos, modificou a sua embalagem (sacola) de sua rede de lojas. Passou a utilizar fotografias dos chocolates no lugar do logotipo institucional que era utilizado na sacola antiga.
Resultado: As vendas aumentaram 35 com a introdução da nova embalagemque apresenta fotos de chocolates, pois assim estimulam o apeal do consumidor com glamour. A empresa é a Kopenhagen. Vamos supor que esteja fotografando um inseto que no caso é um dos assuntos preferidos em macrofotografia. E que ele tenha 2cm. Esse mesmo inseto terá que ocupar os mesmos 2cm no sensor de imagem usando objetivas 1:1 chamadas de life size ou até 20cm no sensor de imagem caso a objetiva consiga fazer ampliação 10:1 (10x maior). Uma ampliação maior que 10x já cairá no campo da microfotografia. O termo lifestyle vem do inglês e significa estilo de vida. Nesse tipo de trabalho você vai retratar a vida da família tal como ela é, sem produções. A ideia é privilegiar momentos espontâneos e descontraídos e fazer com o que fotografado seja ele mesmo. Me fascina nesse estilo de fotografia a possibilidade de poder criar muito em ambientes tão simples. Como o quarto do bebê por exemplo. O estilo na fotografia é, basicamente, a sua identidade.

  • Pré-wedding um Ensaio Fotográfico Externo antes do Casamento RJ
  • Pré-wedding: realização de um sonho

London: Sage Publications, 2005. , p. 19. Tradução nossa). É a previsibilidade de tais rotinas que possibilita a construção de um quadro de referências a partir do qual o conhecimento cultural pode ser produzido, evidenciado e interpretado. Simultaneamente, as rotinas culturais permitem enfrentar as ambiguidades da vida social em busca de um entendimento compartilhado com outros atores sociais. Por outro lado, a repetição de tais rotinas propicia oportunidades de mudanças nas formas de participação das crianças, possibilitando oportunidades de elaboração e enriquecimento, ou mesmo transformação, das atividades (Corsaro, 1992). É a fotografia que abastece catálogos e revistas de moda. Essa área é muito próxima com a fotografia publicitária, ambas mostram produtos de uma marca. Entretand possuem técnicas e conceitos bem diferentes para mostrar o assunto. Diferente de outros tipos de fotografia, a fotografia de moda geralmente é feita para mostrar as pessoas, as coleções e tendência do mundo da moda.

Os dados construídos ao longo da pesquisa de campo foram organizados e analisados em Mapas de Eventos Interacionais, que representam o que, quando e onde os sujeitos desenvolveram suas atividades (Green; Dixon; Zaharlick, 2005GREEN, Judith; DIXON, Carol; ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma logica de investigacao. Educacao em Revista, Belo Horizonte, v. 42, p. 13-79, 2005. ). Tais eventos são delimitados, retrospectivamente, por um conjunto de aspectos - dentre eles, a análise da relação semântica entre tópicos de conversa entre participantes e da reorganização dos espaços interacionais (Heras, 1993HERAS, Ana Inés. The Construction of Understanding in a Sixth Grade Bilingual Classroom. Linguistics and Education , Norwood, v. 5, n. 3/4, 1993. ). Além das videogravações do cotidiano da sala de aula, foram realizadas entrevistas com as crianças. Realizamos estas entrevistas em pequenos grupos de três ou quatro crianças. O roteiro dessas entrevistas era muito flexível, incluindo perguntas gerais sobre como foi entrar nessa escola, o que era feito naquele ambiente, o que as crianças mais gostavam e aquilo que elas menos gostavam e com quem elas brincavam.

[. . . ] Enfim, por cultura escolar é conveniente compreender também, quando isso é possível, as culturas infantis (no sentido antropológico do termo), que se desenvolvem nos pátios de recreio e o afastamento que apresentam em relação às culturas familiares. Várias pesquisas têm demonstrado processos muito tensos de entrada no Ensino Fundamental para as crianças, suas famílias e professoras (Castanheira, 1991CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Entrada na Escola, Saída da Escrita. 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1991. ; Motta, 2010MOTTA, Flávia Motta. De Crianças a Alunos: transformações sociais na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2010. ; Neves, 2010NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Tensões Contemporâneas no Processo de Passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

A Escola de Ensino Fundamental pesquisada pertence à rede de ensino federal e está localizada em um campus universitário situado na Região Sudeste do Brasil, atendendo 600 alunos selecionados através de um sorteio público. É, portanto, uma instituição pública federal autogerida, com relações de poder mais disputadas e menos definidas, apresentando processos de responsabilização em permanente negociação. Aproximadamente 50 desses alunos pertencem a famílias cujo nível socioeconômico é baixo. O horário de funcionamento da escola é das 7h30min às 15h10min para todos os alunos desde 2011. Esse horário coloca importantes desafios para professores, coordenação e direção da escola. Um deles refere-se à limitada experiência relativa à organização do ensino em tempo integral, tanto nessa escola em particular quanto no sistema educacional brasileiro (Leite, 2012LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Educação Integral, Territórios Educativos e Cidadania: as experiências de ampliação da jornada escolar em Belo Horizonte e Santarém.

Caso queira se inscrever em algum dos curso semelhante ao que a Teológica Nacional oferecia, acesse a Universidade da Bíblia que possui os melhores cursos Eclesiásticos à distância do segmento Evangélico aqui no Brasil.

Source: https://www.scribd.com

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem