Substantivo Comum, Próprio, Concreto e Abstrato
1) O diminutivo é uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem. Afetuosa porque geralmente o usamos para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido. E precavida porque também o usamos para desarmar certas palavras que, por sua forma original, são ameaçadoras demais. Quando um adjetivo assume, dentro de um determinado contexto, uma outra função gramatical, temos a criação de uma derivação imprópria. O título do texto substantiva um adjetivo que traduz o perfil psicológico da personagem. Foi então que ela atravessou uma crise que nada parecia ter a ver com sua vida: uma crise de profunda piedade. A cabeça tão limitada, tão bem penteada, mal podia suportar perdoar tanto. Não podia olhar o rosto de um tenor enquanto este cantava alegre virava para o lado o rosto magoado, insuportável, por piedade, não suportando a glória do cantor. Na rua de repente comprimia o peito com as mãos enluvadas assaltada de perdão. Sofria sem recompensa, sem mesmo a simpatia por si própria. Essa mesma senhora, que sofreu de sensibilidade como de doença, escolheu um domingo em que o marido viajava para procurar a bordadeira. Era mais um passeio que uma necessidade. Isso ela sempre soubera: passear. Como se ainda
Diferença entre substantivo abstrato e substantivo concreto
O termo palmeiras com inicial minúscula faz referência a uma vegetação, aludindo ao poema de Gonçalves Dias. Caso fosse escrito com a inicial maiúscula, Palmeiras, entende-se que o termo alude ao reconhecido time de futebol de São Paulo. 2) A questão aborda um fragmento de um artigo de Mônica Fantin sobre o uso dos tablets no ensino, postado na seção de blogues do jornal Gazeta do Povo em : Ou seja, pensar na potencialidade que o tablet oferece na escola - acessar e produzir imagens, vídeos, textos na diversidade de formas e conteúdos digitais - implica em repensar a didática e as possibilidades de experiências e práticas educativas, midiáticas e culturais na escola ao lado de O substantivo primitivo é aquele que não deriva de outras palavras como os substantivos derivados, que surgem de um substantivo primitivo por meio de um processo denominado "derivação", mediante o acréscimo de letras ou sílabas. Os substantivos abstratos se opõem aos substantivos concretos, que são aqueles que existem de maneira concreta e independente de outro ser (ou que podem ser imaginados dessa forma concreta).
É um leque considerável de interesses, de visões, que acaba causando a intervenção do STF nas mais diversas questões, nas mais diferentes áreas, inclusive dando margem a esse tipo de acusação. Nossas decisões não deveriam passar de duzentas, trezentas por ano. Hoje, são analisados cinquenta mil, sessenta mil processos. É uma insanidade. O estudo da língua é dividido em diferentes áreas, sendo uma delas a Morfologia. Nessa área, os vocábulos são analisados isoladamente e classificados, a partir de suas características, em dez classes gramaticais diferentes: substantivos, artigos, adjetivos, numerais, pronomes, verbos, conjunções, preposições, interjeições e advérbios. Substantivo concreto: é o nome que se dá ao substantivo cuja existência é independente de outro ser. Nesse caso, o pensamento apresenta sua existência como própria e independente de outra. Por isso, o substantivo concreto pode ser real ou imaginário, material ou imaterial. A norma padrão da língua portuguesa reconhece a flexão de número dos substantivos em singular ou plural. Quando se trata da unidade, o substantivo está no singular. Quando se trata do conjunto, o substantivo está no plural.
Substantivo abstrato exemplo - D) substantivo comum de dois que apresenta apenas uma forma para ambos os gêneros, sendo diferenciada pelo artigo feminino "a" e o masculino "o": o intérprete, a intérprete; e substantivo sobrecomum que apresenta apenas uma forma e um artigo (masculino ou feminino) para ambos os gêneros: a criança;
O substantivo é a classe gramatical que dá nome a seres, coisas,
espaços, sentimentos etc. O substantivo é assim chamado por dar
significado a substâncias, sejam concretas e palpáveis, sejam
apenas mentalmente apreendidas como substâncias, tais como nomes,
qualidades, estados, processos, entre outros. São aqueles que
possuem uma forma diferente de acordo com o gênero de
substantivo, mudando, desse modo, a desinência de gênero, ou
seja, a parte da palavra responsável por indicar se ela é
feminina ou masculina. As desinências de gênero mais comuns são
-o para o masculino e -a para o feminino.
A primeira situação mostra que a ausência da desinência que marca
o gênero resulta no vocábulo masculino professor em oposição ao
vocábulo professora em que há a desinência -a indicando o
feminino. Na segunda situação, o fenômeno ocorre ao contrário,
uma vez que observamos que a ausência da desinência que marca o
gênero é notada no feminino irmã, enquanto o acréscimo da
desinência -o forma irmão, a forma masculina da palavra.
Instituições dotadas da prerrogativa ou de competência para
trazer questões ao Supremo.
Por isso, os substantivos possuem classificações de acordo com o tipo de substância que estão nomeando, além de variações de acordo com o gênero, o número e o grau deles. Embora existam tais regras e conceitos, é importante lembrar que existem, também, muitas exceções para as regras dessa classe gramatical tão vasta. Os substantivos coletivos são aqueles que se referem a um conjunto de pessoas, seres, coisas, objetos ou animais da mesma espécie. A alternativa que contempla somente substantivos coletivos de pessoas é: Ao contrário dos substantivos contidos nas restantes alternativas, os substantivos "xícara" e "mochila" apresentam coisas genéricas. O substantivo "amor", por sua vez, é abstrato, pois nomeia um sentimento.