Trajetórias e subjetividades no trabalho de técnicos de enfermagem no Brasil

Como ingressar em um dos cursos profissionalizantes em Portugal?

Outro fator importante é saber onde morar. Em Portugal, a lista de cidades com múltiplas opções de cursos profissionalizantes é extensa.

Estes técnicos, conhecedores do campo de atuação profissional da enfermagem, do mercado de trabalho e das dificuldades específicas da profissão, insistem em continuar e buscam a ascensão profissional via educação formal, conforme depoimento abaixo: Este instituto de curso técnico em Portugal, sediado na cidade de Barcelos, tem pólos em Braga , Guimarães e Vila Nova de Famalicão. 6O trabalho, então, é espaço de possibilidades de configuração de formas identitárias, de trajetórias, de experiências e representações, de formação política e ideológica, e, portanto, de subjetividades. Neste contexto, considerando a centralidade dos trabalhadores de enfermagem e a relevância de conhecer os modos de prestação do cuidado, este artigo analisa as trajetórias e a subjetividade tecida no trabalho de técnicos de enfermagem no Brasil. 10Adotou-se uma perspectiva compreensiva para a análise do empírico na busca pelos sentidos e significados da fala dos trabalhadores, que resultam de condições históricas e sociais (Weber, 1993). A junção dos resultados de pesquisas em espaços diferentes fortaleceu as análises, visto que os trabalhadores de enfermagem muito comumente vivenciam mais de uma inserção profissional, transitando por jornadas em diferentes segmentos do mercado de trabalho em saúde.

15As narrativas seguintes exemplificam essas trajetórias. Rosa, 55 anos, começou a trabalhar aos 14 anos de idade como atendente de consultório dentário, onde permaneceu por dois anos. Naquela época, segundo ela, era difícil ingressar no nível médio. Ao mesmo tempo em que estudava, trabalhou em uma indústria de calcinação durante 19 anos, exercendo a função de secretária dos médicos e dentistas. Concluiu um curso de audiometria, começou a fazer exames nos colegas de trabalho, e o médico assinava os laudos. Sempre esteve envolvida na área da saúde, atendendo em pequenas cirurgias mesmo sem ter nenhuma formação. Há 22 anos, fez o curso de técnico de enfermagem, pago pela empresa. 16Lírio ingressou na escola com 5 anos de idade, cursou os níveis fundamental e médio em um centro integrado de educação pública (CIEP), em tempo integral, tendo participado de algumas oficinas promovidas pela instituição, como datilografia, origami e artes cênicas. Concluiu o ensino médio sem atrasos e pretendia continuar estudando.

Os resultados foram sistematizados, gerando, para este artigo, três categorias de análise: as trajetórias (im)previsíveis dos técnicos de enfermagem e a busca de um trabalho socialmente reconhecido; tempos de precarização dos modos de ser trabalhador e as penosidades do trabalho dos técnicos de enfermagem; apenas insatisfação ou múltiplas possibilidades de implicação com o trabalho? 29A insatisfação profissional relaciona-se, ainda, a uma percepção de negligência por parte das políticas públicas em saúde, com a vida não só do usuário como também do trabalhador. Os formatos de gestão em vigor requisitam dos trabalhadores autonomia e a responsabilidade de darem respostas imediatas e criativas aos imprevistos e falhas; a dificuldades de toda ordem. Quando os rearranjos da organização do trabalho não são possíveis, esta negociação é interrompida e a relação do trabalhador com seu trabalho fica bloqueada, trazendo sofrimento (Dejours, 1994), dificultando que os trabalhadores sejam resolutivos. Isso acontece porque a população está cada vez mais envelhecida e tendo menos filhos, o que reduz o número de pessoas disponíveis para o trabalho. Ao mesmo tempo, muitos jovens qualificados deixam Portugal em busca de salários melhores em outros países da Europa.

Fez vestibular para engenharia, foi aprovado, mas precisou deixar o curso porque foi morar com a mãe em Salvador (BA). Informou que a família, de origem muito humilde, não tinha condições de planejar a formação escolar dos filhos. Explicou que a escolha pela engenharia se deu pelo hábito que tinha de construir coisas. O primeiro emprego, de entregador de jornal, foi conseguido com a ajuda do tio, entre seus 17 e 18 anos de idade. Logo depois, foi convidado por vizinhos para trabalhar como ajudante de marcenaria, tendo estudado à noite durante esse período, devido ao trabalho. Mais tarde, exerceu a ocupação de supervisor de montagem de móveis em uma grande empresa. Em nenhuma dessas atividades, teve carteira de trabalho assinada. Ingressou na área da saúde devido ao status elevado atribuído aos seus profissionais. Escolheu um curso técnico de enfermagem, frequentado em instituição privada, justificando ser aquele o único financeiramente viável. À época da entrevista, a enfermagem era sua ocupação principal, exercida como técnico em dois vínculos empregatícios: um no estado e outro na prefeitura.

19Nota-se, portanto, que os técnicos de enfermagem vislumbram na graduação a possibilidade de obter o diploma desejado, frequentando, para tanto, na maioria das vezes, cursos noturnos em instituições privadas de ensino. Este é um movimento recente e acelerado de luta por qualificação, na busca de alguma mobilidade ascendente no mercado de trabalho. Relación de cursos de sanidad, modalidad online y presencial, acreditados por la comisión de formación continuada baremables para oposiciones, bolsas, concursos oposiciones de cada comunidad. Cursos sanitarios especializados para Técnicos en Imagen para el diagnóstico Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio de entrevistas com 30 docentes e coordenadores de cursos técnicos em Enfermagem de 12 diferentes regiões do estado de São Paulo. A análise dos dados foi de conteúdo temática. Oferece cursos técnicos para jovens de até 19 anos.

En lo que concierne al tema de direccionamiento institucional, se verificó que, aunque existan iniciativas para promover la interdisciplinariedad, una vez que hay capacitación a los docentes y definición de metas para articulación con otros cursos y para el trabajo en equipo entre los docentes de las disciplinas, todavía son imprecisas y poco efectivas. En el tema implementación de la interdisciplinariedad por los docentes se verificó que buscan diferentes formas de integración, pero encuentran obstáculos en la estructura curricular, en la manera de contratar a los docentes y en la resistencia a cambios. Acerca de la comprensión conceptual, existe el reconocimiento de aspectos relevantes de su significado, pero se admite la existencia de límites. O Técnico disponibiliza uma ampla e variada oferta de cursos ao nível de programas de mestrado que vão ao encontro dos grandes desafios científicos e tecnológicos da sociedade moderna, conferindo uma sólida formação avançada em áreas específicas de Engenharia, Ciência e Tecnologia. Este artigo analisa o trabalho de técnicos de enfermagem no Brasil, na atenção primária e na emergência hospitalar. São analisadas 48 entrevistas guiadas por roteiros que buscam compreender quem são esses trabalhadores, como constroem relações entre formação e inserção laboral, e como percebem as relações no trabalho.

Possui graduação em enfermagem cursada em universidade privada. Chegou a trabalhar como enfermeiro, mas abdicou da ocupação, pois as condições de trabalho eram muito ruins, o que o expunha, inclusive, a situações de risco, no que se refere à probabilidade de cometer erros. 18Assim, embora estejam submetidos a contratos terceirizados, baixos salários e ritmos intensos de trabalho impostos pela necessidade de atingir metas estabelecidas, as informações obtidas sugerem que os técnicos se tornam menos vulneráveis ao ingressarem na área da saúde. Jasmim, técnica na Santa Casa e psicóloga, aos 39 anos, reconhece as possibilidades que a enfermagem apresenta de ampliar os horizontes profissionais, como, no seu caso, a intenção de cursar a especialização em sexologia na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) quando seus filhos se tornarem maiores e independentes. Cravo, de 30 anos, vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para tentar ingressar em uma faculdade de enfermagem e, se possível, futuramente, em um curso de medicina. Violeta, de 38 anos, planeja cursar a faculdade de enfermagem e uma pós-graduação em saúde materno-infantil.

53Os resultados deste estudo sugerem, contudo, que essas condições são muito limitadas para os técnicos de enfermagem. Configura-se uma tendência de formação de um conjunto de trabalhadores técnicos superqualificados, que seguem, em grande medida, desempenhando as mesmas atividades, condutas e procedimentos manuais, rotineiros, padronizados, e percebendo os mesmos salários, com pouca liberdade de escolha nas suas trajetórias profissionais. Cabe, entretanto, destacar que, apesar da sobrecarga e das difíceis condições de trabalho, os técnicos convivem com a presença de sentimentos de satisfação associados à afinidade com a produção do cuidado, à resolubilidade da assistência e à aprendizagem. 8Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas, orientadas por roteiros construídos em oficinas de trabalho entre pesquisadores, tendo sido utilizadas, para análise, as informações comuns que tratavam da trajetória e da subjetividade no trabalho, obtidas em ambas as pesquisas. Os roteiros procuraram contemplar a situação socioeconômica; a composição familiar; a trajetória educacional; a trajetória ocupacional, com ênfase na inserção no mercado de trabalho em saúde; a relação entre formação profissional e inserção ocupacional; a motivação de ingresso e permanência na ocupação atual; e as expectativas profissionais.

Situada em um prédio histórico em Setúbal, a instituição oferece cursos profissionalizantes para jovens de até 19 anos e também para quem busca qualificação técnica em nível superior. Os programas de doutoramento do Técnico são oferecidos em associação com universidades nacionais e internacionais, existindo casos em que é conferido grau duplo. Os estudantes participam ativamente em projetos de investigação nacionais e internacionais, são incentivados a patentear os resultados inovadores da sua investigação e estimulados a criarem um espírito empreendedor. Estudio exploratorio-descriptivo con abordaje cualitativa realizada por medio de entrevistas con 30 docentes y coordinadores de cursos técnicos en Enfermería de 12 diferentes regiones de la provincia de São Paulo. El análisis de los datos fue de contenido temático. O Técnico oferece um vasto leque de cursos de licenciatura sustentados numa sólida formação de base em Física, Química, Matemática e Ciências de Engenharia, podendo um licenciado prosseguir estudos num programa de mestrado, entrar diretamente no mercado de trabalho ou criar a sua própria empresa.

49As percepções dos entrevistados sobre o cotidiano laboral, tanto na atenção primária como nas emergências, apontam para o predomínio de dificuldades, frustrações e sofrimento, o que expressa como os atuais formatos de gestão e de organização do trabalho repercutem no setor público de saúde e, mais especificamente, no trabalho da enfermagem. Estes formatos parecem, de modo geral, afastados dos interesses, necessidades e aspirações dos trabalhadores, o que sugere que também não estariam considerando os interesses, as necessidades, as dificuldades e as aspirações dos usuários. 21Contudo, as possibilidades de concretizar a formação de nível superior no mercado de trabalho em saúde são reduzidas, optando, muitos deles, por permanecerem como técnicos, quando a remuneração é mais compensadora, o que ocorre com o vínculo de servidor estatutário. Isto significa que seus esforços são, na maioria das vezes, frustrados pelas condições objetivas de suas vidas, sujeitas à divisão social e técnica do trabalho contemporâneo.

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  • Investigação e Inovação Com 23 unidades de I&D, organizadas em mais de 50 grupos de trabalho, o Técnico investe na inovação e empreendedorismo enquanto catalisadores da transferência de tecnologia.
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    Similar difficulties for the implementation of interdisciplinarity are encountered by Brazilian universities. Even with significant efforts for its promotion, organization and functioning are strongly established in the disciplines rationale, resulting in the need to create more adequate conditions for the implementation of this practice(1313. Pereira SP, Garcia CA, Kanaane R, Fernandez SA, Lima R. Empreendedorismo - utilizando a ABProj (Aprendizagem Baseada em Projetos) na educação profissional. Anais do XII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza; 3-5 out 2017; São Paulo, SP. São Paulo: Centro Paula Souza; 2017. p. 623-33. ). In this perspective, it is important to recall that interdisciplinarity is built through multiple possibilities of meetings with the actors involved in the teaching and learning process, which implies having a teacher with an instructional connection that allows training, dedication and effective involvement in the educational actions that are developed.

    Das análises emergiram três categorias temáticas: as trajetórias (im)previsíveis dos técnicos e a busca de um trabalho socialmente mais reconhecido; tempos de precarização dos modos de ser trabalhador e as penosidades do trabalho dos técnicos; apenas insatisfação ou múltiplas possibilidades de implicação com o trabalho? Configura-se tendência de formação de técnicos superqualificados, que seguem, em grande medida, desempenhando as mesmas atividades, com pouca liberdade de escolha nas suas trajetórias profissionais. Os resultados evidenciam sobrecarga e difíceis condições de trabalho, que convivem com a presença de sentimentos de satisfação associados à afinidade com a produção do cuidado, à resolubilidade da assistência e à aprendizagem. 7Trata-se de um estudo descritivo qualitativo sobre o trabalho de técnicos de enfermagem, recorte de duas pesquisas no Brasil, uma na atenção primária de saúde e outra em hospital universitário. Da primeira, realizada entre 2013 e 2014, participaram 25 técnicos de 5 estados, e da segunda, realizada no período de 2013 a 2018, 23 técnicos de enfermagem do serviço de emergência de um hospital universitário da Região Centro-Oeste do País.

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    A escola também tem cursos profissionalizantes para jovens de até 19 anos. Abriga unidades também em Coimbra, Barcelos, Guimarães, Lisboa, Viseu e Porto. No que se refere à temática de direcionamento institucional, constatou-se que, embora existam iniciativas para promover a interdisciplinaridade, uma vez que há capacitação docente e definição de metas para articulação com outros cursos e para o trabalho em conjunto entre os docentes das disciplinas, estas ainda são vagas e pouco efetivas. Na temática, implementação da interdisciplinaridade pelos docentes, verifica-se que eles buscam diferentes formas de integração, mas esbarram na estrutura curricular, na forma de contratação docente e na resistência às mudanças. Sobre a compreensão conceitual, há o reconhecimento de aspectos relevantes do seu significado; porém, admitem a existência de limites. This is an exploratory-descriptive study with a qualitative approach carried out through interviews regarding the interdisciplinary practices developed in the nursing technical course of state technical schools in the state of São Paulo.

    Quais as Áreas dos Cursos Técnicos

    • FP Imagen para el Diagnóstico
    • FP Radioterapia y dosimetría
    • Cursos CFC
      • Técnicos radiodiagnóstico
      • Técnicos Radioterapia
      • Enfermería
      • Fisioterapia
      • Cursos Medicina
      • Auxiliares TCAE
      • Otros profesionales sanitarios
      • Cursos Prácticos
      • Preguntas Frecuentes

      O fazer no trabalho remete a alguma das opções e dos dramas interiores de cada um, pois os debates dos indivíduos com eles mesmos são tecidos nos atos cotidianos de trabalho (Schwartz, 2000, p. 39). Isto significa que, quando o trabalhador consegue experimentar um equilíbrio entre os constrangimentos do trabalho e o sentido que dá ao trabalho, à sua história de vida e aos seus valores, encontra o sentimento de satisfação, mesmo que de forma provisória. Como colocam Muniz, Vidal e Vieira (2004, p. 234), o sujeito se implica na atividade com sua história singular, com seus valores e com uma capacidade instituinte que lhe permite transformar-se à medida que renormaliza as normas antecedentes. 23O material empírico analisado permite afirmar que a experiência vivida pelos técnicos de enfermagem é marcada pela escassez: falta remuneração adequada, faltam espaços coletivos de encontro e discussão, faltam relações de trabalho qualificadas e estáveis, falta segurança. Ao mesmo tempo, sobram riscos, insegurança e precarização, o que caracteriza o trabalho e a vida desses profissionais, bem como o de técnicos que atuam em outros segmentos da área da saúde no Brasil (Morosini, 2018).

      Nesse texto, você encontra informações detalhadas sobre a oferta de cursos profissionalizantes em Portugal, quais são os requisitos burocráticos para se matricular em um deles e que direitos você tem como estudante estrangeiro. 41Quando os coletivos de trabalho com os quais os profissionais poderiam vir a compartilhar suas dificuldades se esgarçam, as penosidades passam a ser vivenciadas, sobretudo, como algo individual, provocando sentimentos que podem afogar os trabalhadores e, inclusive, levá-los ao suicídio (Linhart, 2011, p. 151). Este fenômeno vem se tornando agudo nos últimos anos. Um dos entrevistados tem visto, ultimamente, muitos colegas apresentarem quadros depressivos que requerem afastamento. Lamentou ter sido surpreendido pelo suicídio de uma pessoa com quem já havia trabalhado, e sobre a qual jamais pensaria que poderia tirar a própria vida (Girassol). Ainda assim, os trabalhadores entrevistados conseguem perseguir objetivos profissionais, empenhando-se para alcançá-los, como aponta Petúnia: 42Gostar do trabalho, identificar-se com ele e/ou fazê-lo de outra forma pode proteger o trabalhador e contribuir no sentido de minimizar sua precarização subjetiva.

      Tais formações substituem o Ensino Médio brasileiro (equivalente ao 12º ano de escolaridade português). Na hora de decidir por um curso técnico em Portugal, é preciso levar em conta sua afinidade profissional e seus planos, mas também as perspectivas do mercado de trabalho. Therefore, studies are required that also seek to check the perception of nursing technicians about their training, aiming at complementing the results presented here, as well as others studies in different realities, so that it is possible to face the challenges imposed on this training. 12Refletir sobre as trajetórias de trabalho e a formação dos técnicos de enfermagem implica compreender seus percursos de vida anteriores à inserção na área da saúde, quase sempre caracterizados pela imprevisibilidade, configurando o que Guimarães (2006) denomina de trajetórias erráticas relacionadas à origem social subalterna e a graus mais ou menos intensos de precariedade social.

      Buscou-se privilegiar o ponto de vista dos trabalhadores sobre o processo e as relações no trabalho, com ênfase na dimensão intersubjetiva. 48Alfazema recorre a experiências de trabalho anteriores quando se diz mais satisfeita com o trabalho hoje. Em relação a outros lugares que eu já trabalhei, bastante satisfeita. O sentimento de satisfação no trabalho que desempenham é, muitas vezes, afirmado em comparação às trajetórias ocupacionais anteriores, marcadas quase sempre por inserções profissionais erráticas e menos qualificadas. Em boa parte dos casos, tudo sugere que os percursos de trabalho se encontram em um ponto satisfatório de suas vidas, inclusive, em termos salariais. Neste artigo, vimos que iniciar um curso técnico em Portugal pode abrir portas e proporcionar um título de residência temporária no país. Thus, it is recognized that hiring teachers with part-time or temporary workload is a hindering factor in this process; however, this is a frequent condition in the schools offering nursing technical courses.

      O objetivo dele é preparar para ingresso imediato e eficiente no mercado de trabalho. Não serve para escrever artigos acadêmicos sobre determinada área de conhecimento.

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