Dinâmica de grupo: 8 exemplos rápidos para usar com a sua equipe - Toda Carreira
Também pode fazer com que cada membro se apresente individualmente. O orientador deve especificar as informações, como nome, pontos fortes, algo divertido que aconteceu, lugares para onde para onde a pessoa viajou, etc. Essa dinâmica ajuda no autoconhecimento de cada membro do grupo e, consequentemente, no exercício de observar o outro, ajudando-o a reconhecer os próprios sentimentos e os do colega. Para tanto, serão necessárias algumas fichas com emoções e sentimentos escritos em cada uma delas. O campo minado demonstra a importância de uma boa comunicação, de saber ouvir aquilo que o outro diz e, principalmente, confiar nos colegas de equipe. Serão necessárias mesas, cadeiras, caixas e outros objetos que sirvam como obstáculos, além de vendas para os olhos dos participantes e um espaço bem amplo e vazio.
O processo social pelo qual as pessoas interagem em pequenos grupos pode ser chamado de dinamismo de grupo. Um grupo tem certos objetivos e metas comuns e os membros estão ligados a certos valores e cultura. Você já ouviu aquela expressão: não julgue o livro pela capa? Pois é, na hora da dinâmica de grupo, é preciso cuidar da sua aparência, gestos e demais expressões. Tudo isso colabora para que o avaliador tenha uma primeira impressão sua. Essa dinâmica é bem simples de ser realizada e pode ser usada para apresentações em reuniões e workshops, por exemplo. Além de destacar informações básicas dos participantes, ela também colabora com a integração entre eles. Se a ideia é fugir de apresentações tradicionais e promover momentos descontraídos, você pode aplicar a dinâmica do autorretrato. Além de funcionar como "quebra-gelo", ela estimula a comunicação entre o grupo. Essa dinâmica é ideal para ser realizada no primeiro dia de formação de um grupo, funcionando como quebra-gelo. É indicada para grupos pequenos (de 5 a 10 pessoas), onde é mais fácil memorizar os nomes. Essa atividade permite que os participantes relaxem e se sintam confortáveis, além de ajudá-los a lembrar seus respectivos nomes e algumas características pessoais ou profissionais.
Dinâmicas de Apresentação Dupla - A dinâmica de apresentação é uma técnica eficaz utilizada pelas organizações em várias situações, como integração de novas contratações, criação de novas equipes ou para estreitar vínculos entre departamentos, melhorando de forma significativa as relações interpessoais dos colaboradores.
Essa é uma etapa muito importante para avaliar a sua interação com outros indivíduos, justamente para que os recrutadores observem como você trabalha em equipe. Através de dinâmicas de grupo, é possível melhorar o relacionamento entre a equipe. Além disso, com essas atividades, a equipe ganha motivação e os colaboradores podem se conscientizar da necessidade de desenvolvimento de competências. Sem dizer nada aos participantes, mas após o último se apresentar, é solicitado que façam o caminho inverso com a bolinha e que o antecessor fale o nome, o que faz na empresa e a qualidade da pessoa a quem ele vai devolver a bolinha. Aqui estão encaixadas diversas coisas, como a educação citada na dica anterior. Mas se destacar em uma dinâmica de grupo também envolve elementos visuais e ações. Para causar uma boa impressão é necessário vestir-se adequadamente e ter uma boa postura. No mercado de trabalho atual, o perfil mais solicitado para a maioria das posições é aquele que se destaca em habilidades e atitudes que geram bons relacionamentos no ambiente de trabalho de forma geral e em equipe. Muitas vezes encontramos ofertas de emprego cuja exigência de saber trabalhar em grupo é a mais decisiva.
A dinâmica de apresentação favorece a exposição de informações sobre as pessoas do grupo e seus sentimentos, fortalecendo as condições de cooperação, cumplicidade e confiança. Atente-se para suas roupas, a formalidade dependerá da vaga que está disputando. Além disso, a postura também é muito importante. Demonstre confiança e tente evitar ao máximo o nervosismo. Treinar antes é sempre uma excelente ideia. Dinâmicas de apresentação funcionam como quebra-gelo para um grupo de pessoas que ainda estão se conhecendo, proporcionando um ambiente mais agradável e ajudando aos mais introvertidos a ficarem a vontade na reunião. Por exemplo: se você vai aplicar a dinâmica em uma equipe de trabalho que já se conhece, mas quer fomentar a união do grupo, considere exercícios que tragam resultados mais abrangentes, como a proximidade entre os participantes. O facilitador dará uma série de instruções ao grupo, que deverá reproduzi-las o mais rápido possível. O detalhe é que, enquanto ele orienta o time a realizar determinada ação (como tocar o nariz), ele próprio fará outra, como tocar a testa. Logo, independente de qual seja a situação, é sempre útil saber como se destacar em uma dinâmica de grupo para garantir o sucesso na seleção.
Dinamicas de apresentação de grupo - Se destacar a qualquer custo é a forma mais fácil de falhar. Você deve trabalhar para demonstrar o seu potencial, mas jamais às custas da cordialidade. A humildade é uma característica associada aos profissionais competentes.
Dinâmicas de Apresentação Ping Pong
Para se destacar, é preciso que você conheça as suas qualidades. Neste sentido, quero te convidar a fazer uma conta gratuita aqui no Peixe 30. Somos uma rede social profissional em vídeo e temos uma ferramenta que vai avaliar suas características (soft skills) para te guiar na vida profissional. Outra forma de realizar esta dinâmica é manter as pessoas sentadas e cada um repete todos os nomes e gestos feitos até o momento. Assim, o último participante terá que lembrar todos os nomes e gestos do grupo. Esse modelo de dinâmica pode cuidar das apresentações de uma maneira muito mais divertida do que simplesmente declarar nomes. Ela pode fazer as pessoas se lembrarem das outras com mais facilidade e ajudar a iniciar conversas. Cada dupla deverá confeccionar um recipiente para armazenar água da chuva, imaginando-se que estão numa ilha deserta e árida e o prenúncio de um temporal se aproxima. Para isso, terão 15 minutos para a construção. Os itens devem ser espalhados pelo local, formando um campo minado de obstáculos. O grupo, por sua vez, será divido em duplas. Um membro da dupla é vendado e enviado para o campo minado sem poder falar, somente ouvindo as instruções do seu colega que estará fora do campo, orientando seus movimentos para quepasse ileso por todos os obstáculos.
Existem vários tipos de dinâmicas de grupo, sendo uma delas a dinâmica de apresentação, utilizada para que indivíduos diferentes e desconhecidos entre si possam se conhecer melhor e se tornarem um grupo eficaz, funcionando como uma máquina bem lubrificada. Portanto, é importante conhecer ferramentas para melhorar a fluidez e o desempenho dos grupos de trabalho. Da mesma forma, se você é um líder, é importante entender que a produtividade está cada vez menos relacionada às habilidades individuais para a execução de tarefas e muito mais voltada às habilidades sociais. O primeiro destaque sobre as dinâmicas de apresentação já foi exposto: elas facilitam o entrosamento entre os participantes. Mas, a importância desses momentos vai além. A verdade é que as pessoas se sentem mais seguras para falar de si em um ambiente mais leve. O mesmo ocorre quando há um direcionamento sobre como devem se apresentar.